Há alguns anos, o governo da Bélgica encarregou a International Polar Foundation para o projeto e a operação de uma nova estação de pesquisa para o continente antártico. Pensando neste continente como o "intocado" - relativamente livre do impacto humano - a estação Princess Elisabeth Antarctica buscou e teve sucesso em ser a primeira estação "emissão-zero". Mais informações e imagens a seguir.
Esta estação de pesquisa está projetada com o "meio ambiente em mente". Foi construída utilizando materiais ecológicos para reduzir ao mínimo o consumo de energia e os resíduos. Além disso, a estação funciona completamente baseada em energias renováveis.
Encontra-se em uma pequena colina perto do Utsteinen Nunatak e a poucos quilômetros da Cordilheira de Sor Rondane. O centro conta com oito turbinas de vento no cume, juntamente com cerca de 380 metros quadrados de painéis solares próximos à estação.
Considerando que o uso de energia renovável é só um lado da equação, o centro utilizará somente 20% da energia consumida por uma estação semelhante. A calefação é realizada através de uma mescla de sistemas passivos e ativos, incluindo um sistema de recuperação de calor que retém o que é gerado pela equipe e o redistribui ao redor da base.
Mais informações na página web oficial.
Imagens © International Polar Foundation / René Robert